terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tecnologias do 
microprocessador

Abreviatura para MultiMedia extensão, MMX foi um processador Intel lançado em 1997, com mais 57 novas instruções e capacidades de velocidade avançada para gráficos e software multimédia. O MMX está agora incluído em todos os processadores Intel que foram lançados após a introdução desta tecnologia , bem como os novos processadores da AMD.


Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em super aquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.


Hyper-Threading é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, os processadores da série Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3,i5 e i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando até 12 núcleos totais (i7 4960x).


CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitectura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.

Características:

Controle microprogramado;
Instruções de dois operandos – ADD CX,mem;
Modos registador-registadorregistador-memória, e memória-registador;
Múltiplos modos de endereçamento à memória, incluindo indexação (vectores);
Instruções de largura (tamanho) variável, conforme modo de endereçamento utilizado;
Instruções requerem múltiplos ciclos de máquina para execução, variando também com o modo de endereçamento;
Poucos registadores;
Registadores especializados


Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitectura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC.







Características:
- uso de microcódigo;
- construção de conjuntos com instruções completas e eficientes (completa no conjunto);
- criação de instruções de máquina de “alto nível”, ou seja, com complexidade semelhante à dos comandos de alto nível


Colocados juntos, esses elementos do projeto nortearam a filosofia de construção de processadores CISC por longo tempo, como a família Intel x86, os processadores AMD K e, anteriormente, os sistemas IBM e VAX. Assim é que existem naqueles conjuntos instruções poderosas, do tipo:

·        CAS - compare and swap operands (comparar valores e trocas operandos)
·        RTR - return and restore codes (retornar e restaurar código)

·        SWAP - swap register words (trocar palavras dos registadores)























Sem comentários:

Enviar um comentário